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FAQ - Perguntas e Dúvidas Frequentes / Central de Ajuda

Aproveite abaixo para conhecer um pouco mais da Kolaborativa e tirar suas dúvidas gerais ou vá para as Políticas de Prestação de Serviço, Entrega, Devolução e Reembolso.

  • Quem pode participar da Kolaborativa?
    Qualquer pessoa que tenha interesse em empreender usando internet e tecnologia. Seja para fazer um bico, criar uma fonte de renda extra, começar uma startup ou qualquer negócio legalizado que possa se aproveitar de metodologias, ferramentas e dicas do universo dos negócios digitais e das startups. Nosso foco é nas pessoas iniciantes que residem no Brasil ou fazem negócios no país. Também temos espaço para aquelas que estão recomeçando sua jornada empreendedora. Para fazer parte da comunidade online não paga nada! É gratuito. Venha e faça seu cadastro agora mesmo. Importante: a Kolaborativa é um espaço para pessoas em idade legal para abrir uma empresa: 18 anos para cima ou emancipadas. Ou seja: maiores de idade de acordo com a lei brasileira. Não aceitamos a entrada de adolescentes.
  • Como funciona a comunidade online gratuita?
    Na nossa plataforma, após você realizar seu cadastro gratuito, você poderá acessar sua área de perfil, interagir com outros membros, participar de grupos e ações gratuitas coletivas. Aproveite para explorar tudo, uma vez que você tiver efetuado login na plataforma. Lembre-se de seguir as regras de conduta da comunidade (repetidas abaixo): Todas as pessoas podem e devem compartilhar suas opiniões, conteúdos, experiências etc. E ao compartilhar matérias, artigos ou documentos interessantes, escreva sua recomendação junto. Afinal, é mais legal saber os motivos da sua recomendação. Ao pedir contatos ou indicações, deixem claros os motivos. Assim, seremos mais assertivos nas indicações e ou resoluções. Não mandem conteúdos, áudios ou mídias que possam ofender qualquer pessoa. Bom senso, sempre! Todo spam (mensagens não desejadas e com foco exclusivo em promoção e fora do contexto), divulgação, encaminhamento, pdfs promocionais, etc divulgados no grupo principal ou em grupos e posts não direcionados para divulgação serão deletados. Utilizem o grupo de divulgação ou grupos direcionados para isso. Haverá o prazo de 15 dias de afastamento para quem descumprir esta regra. Atitudes de má fé e compartilhamento de iniciativas infundadas, esquemas de pirâmide ou ações ilegais e incoerentes com boas práticas do convívio saudável ou que prejudicaram empreendedores e pessoas de alguma forma serão penalizadas com retirada do grupo. Assédios e discriminações serão penalizadas com retirada da plataforma e de todas as formas de interação da Kolaborativa, além de outras medidas capituladas na Lei quando cabíveis.
  • Preciso pagar para participar?
    A maior parte das coisas que fazemos é gratuita (0800, free, sem custo). Para estar na comunidade online (nossa plataforma) você NÃO PAGA NADA. Faça networking, participe dos grupos e interaja com os demais membros de forma gratuita. As ações, mentorias e cursos pagos serão sempre claramente dispostos no site. Jamais obrigaremos você a comprar algo. Tudo que você quiser pagar na Kolaborativa é opcional e por que deve entrega valor para você.
  • Quais métodos de pagamento são aceitos?
    Utilizamos o Mercado Pago como ferramenta de pagamento. Atualmente a plataforma aceita cartões de crédito e débito, boleto e pix.
  • Uma empresa ou outra pessoa pode pagar cursos para mim?
    Pode sim! É normal que alguns dos alunos tenham seus custos bancados pela empresa onde trabalham ou por alguém que quer dar de presente. Para isto, basta entrar em contato conosco. Responderemos caso a caso, beleza?
  • Os cursos pagos tem certificado? E os gratuitos tem certificado?
    Sim! Ao final dos cursos você receberá um certificado em forma de arquivo .PDF. Lembre que cada curso terá uma parte informando quais as condições para obter o certificado. - Em cursos gravados (onde você faz no seu ritmo): Certificado é gerado após completar o curso 100% (verifique se o mesmo é sem avaliação/prova ou se necessita entregar um trabalho ou teste para receber aprovação) - Em cursos híbridos ou ao vivo (onde cada passo é acompanhado): Certificado é gerado para quem completar o curso e tarefas com pelo menos 75% de presença. Isto vale apenas para cursos online, híbridos ou presenciais pagos. Os cursos gratuitos, ações gratuitas da comunidade, mentorias gratuitas ou mentorias pagas NÃO geram certificados.
  • Os certificados tem prazo de validade?
    Não.
  • Os certificados são válidos pelo MEC? Onde mais posso usá-los?
    O MEC não faz a certificação de instituições que não sejam de nível fundamental, médio, técnico ou superior. Nossos cursos são classificados como livres e de atualização ou qualificação profissional, portanto não necessitam de portaria de regularização. - Fonte: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. No entanto, os cursos são válidos em todo o território nacional e podem constar no seu currículo. Mas, você pode utilizar o certificado para completar horas extracurriculares na Faculdade, preencher exigências em Concursos Públicos, participar de Progressão Funcional, Provas de Título, ou até mesmo para subir de cargo na sua empresa.
  • Como funciona o acesso aos cursos e por quanto tempo posso acessar?
    Para cursos gratuitos: basta fazer a inscrição e/ou estar dentro dos requisitos mínimos para participar. Alguns cursos terão processo seletivo. Você receberá um e-mail com sua aprovação, quando couber esta ação. Para cursos pagos: Para fazer sua inscrição é simples: basta acessar o nosso site, escolher o curso desejado e iniciar o processo de compra. Após a confirmação do seu pagamento, você terá acesso por 12 meses ao conteúdo adquirido. Lembre-se que em qualquer um dos casos (gratuitos ou pagos), o acesso à nossa plataforma é pessoal e intransferível, uma vez que emitimos certificado. Este sempre estará no nome de quem adquiriu o programa e não realizamos alteração.
  • Existe programa de Bolsas Gratuitas?
    Sim. Em alguns cursos pagos sempre teremos um formulário para quem desejar solicitar bolsa. Nosso foco é sempre para pessoas em vulnerabilidade financeira ou pessoas com deficiência. O pedido de bolsa será avaliado por nossa equipe e respondido caso a caso.
  • Como adiciono uma nova pergunta e resposta?
    Para adicionar uma nova FAQ, siga estas etapas: 1. Gerencie suas FAQs no painel de controle ou no Editor 2. Adicione uma nova pergunta e resposta 3. Atribua sua FAQ a uma categoria 4. Salve e publique Você pode editar suas FAQs quando quiser.
  • Posso inserir uma imagem, vídeo ou GIF na minha FAQ?
    Sim. Para adicionar mídia, siga estas etapas: 1. Gerencie suas FAQs no painel de controle ou no Editor 2. Crie uma nova FAQ ou edite uma existente 3. Na caixa de texto da resposta, clique no ícone de vídeo, imagem ou GIF 4. Adicione mídia e salve.
  • Como edito ou removo o título "Perguntas frequentes"?
    Você pode editá-lo na aba "Configurações" da FAQ no Editor. Para editar ou remover o título do seu app mobile, vá para a aba "Site e app" no app Owner.

Política de Entrega, Devolução e Reembolso

POLÍTICA DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO E EMISSÃO DE NOTAS FISCAIS

Todos os nossos produtos digitais (cursos, mentorias pagas e arquivos digitais) são executados de forma online. Existem cursos ao vivo, cursos gravados e materiais para download de acordo com cada tipo de oferta.

Todos nossos produtos, mentorias pagas e cursos são entregues de forma digital e são disponibilizados em até 2 dias úteis após a compra ser efetuada e confirmada. Em casos de mentoria paga, serão sempre agendadas previamente e realizadas por plataforma digital de conferência ou reunião. Todos os produtos digitais podem ser ressarcidos antes de começar e seguindo as orientações legais do Código de Defesa do Consumidor (arquivo pdf online) pode haver desistência em até 7 dias.  No momento NÃO vendemos produtos físicos.

Emissão de Nota Fiscal: Para emissão, alteração ou duvidas em relação à nota fiscal, você deve entrar em contato pelo formulário. Coloque no assunto do formulário: Emissão de Nota Fiscal. Encaminhe também as informações de pessoa física ou jurídica para que possamos emitir a sua nota. Mande também o seu código de compra, curso ou evento que você comprou. No rodapé do site você acha nosso e-mail e WhatsApp também, caso você prefira esta forma de contato.

Precisa dos dados da nossa empresa? Em todas as páginas, no rodapé, você encontra nosso endereço, CNPJ e formas de contato. Tá tudo lá!

POLÍTICA DE TROCA

Caso queira apenas trocar de produto digital/curso por outro do mesmo valor (ou mais de um se for o caso) ou deseja manter crédito para escolher depois onde vai comprar, fale conosco pelo formulário de contato ou pelos meios disponibilizados no rodapé do nosso site. Aproveite e leia abaixo como tratamos cancelamentos e reembolsos.

POLÍTICA DE CANCELAMENTO OU REEMBOLSO

Quer desistir da compra? Tá tudo bem! Cursos contratados pela internet ou pelo telefone são considerados compras fora do estabelecimento comercial. Nesses casos, o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor garante o direito ao arrependimento, com o cancelamento da compra virtual sem justificativas e sem ônus em um prazo de sete dias (7) após a aquisição.

E se já passaram os sete dias? Sem problemas e vamos conversar! A gente aqui na Kolaborativa é bem compreensivo. Só entrar em contato pelo formulário com seus dados de compra e resolveremos a sua questão. No rodapé do site você encontra também nosso e-mail e WhatsApp. Escolha a forma que você achar mais conveniente. Lembre só de deixar o máximo detalhado possível o que você precisa.

Ah, outro ponto importante: Após solicitar o cancelamento do produto via cartão de crédito, a responsabilidade do reembolso é por conta da sua operadora do cartão, beleza? As operadoras normalmente seguem o prazo médio de 30 a 90 dias para reembolsar o valor pago.

 

Caso o pagamento seja feito via PIX ou Boleto Bancário e já tenhamos recebido a confirmação da sua compra, informe os dados bancários para nossa equipe de suporte e o valor do produto será restituído em até 7 dias.

Se ainda assim tiver dúvidas. Só entrar em contato conosco!

CONTATOS E MÉTODOS DE PAGAMENTO

Estas informações encontram-se no rodapé de todas as páginas do site. Basta rolar esta ou qualquer página até o fim. Atualmente utilizamos a Wix Payments como forma principal de pagamento (aceitamos Boleto Bancário, Pix e Cartões de Crédito Nacional e Internacional). 

Grupos para participar

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