top of page

Quem Somos

A Kolaborativa ressurge como um conjunto de iniciativas e uma comunidade para ajudar quem está começando na jornada de empreendedorismo e quer usar a internet ou o digital para criar um negócio ou tirar a ideia do papel.

 

Somos um negócio social, focado em ajudar pessoas a começar sua jornada empreendedora: seja um bico, um negócio paralelo ou uma startup.

Existem muitas metodologias, ferramentas, livros e informações sobre como começar um negócio e como mantê-lo funcionando. Mas nem todos podem sair arriscando e/ou não entendem tudo que é necessário para tirar uma ideia do papel. 

 

Na Kolaborativa, temos várias ações para que pessoas que querem começar a empreender saibam como começar e tenham suporte coletivo.

Histórico

2012

Kolaborativa nasce

A Kolaborativa surgiu em dezembro de 2012. Lá atrás, ela era uma comunidade/organização sem fins lucrativos para conectar e inspirar profissionais e empreendedores da web a crescer profissionalmente e a realizar seus empreendimentos, através de iniciativas de colaboratividade e compartilhamento. Foi criada por Vinny Machado e Carlos Carneiros, sócios na Startadora (hoje Vortex.Ventures)

2013

Kolaborativa começa a atuar e tem atividades na Campus Party

Antes o foco era em juntar todo mundo que trabalhava com internet, veja só a descrição inicial: “Queremos criar uma comunidade de empreendedores e profissionais da web atual: se você é designer, desenvolvedor, analista de mídia social, gerente de SEO, trabalha com publicidade online, faz jogos para a web, desenvolve apps para mobile, está empreendendo no meio digital ou faz qualquer coisa que envolve a web, etc. Existem várias iniciativas e você pode se tornar um kolaborador agora mesmo.”

A gente saiu numa matéria do portal EBC, na época.

2014

Lançamento do Colisões

Depois de fazer alguns eventos gratuitos no Rio de Janeiro, os fundadores da Kolaborativa começaram a pensar formas de ajudar pessoas empreendedoras. Daí, em Novembro de 2014 lançamos o Workshop Colisões em São Paulo - SP. Fomos apoiados por várias pessoas do ecossistema de Startups.

2015

Kolaborativa cresce e segunda edição do Colisões

Lançamos mais uma edição do Colisões, enquanto a Kolaborativa crescia online com várias iniciativas. Fazendo lives, eventos online e até cocriando projetos open source. Teve até o protótipo de um reality show empreendedor chamado Mergulhadores.

2016 - 2017

Colisões avança em mais edições

Os fundadores da Kolaborativa criam a Startadora fazem uma parceria com a ACE e levaram o Colisões para mais estados e com mais edições. Teve mais de 10 edições entre SP, SC e RJ.

2018 - 2020

Colisões serve de metodologia base para treinamentos

Os fundadores levaram o Colisões como metodologia base para treinar profissionais para trabalhar com aceleração de startups, chamado de Academia de Inovadores. A Kolaborativa entra em hiato e a Startadora cresce e vira Vortex.Ventures, transformando a Startadora em uma aceleradora sob  demanda e criando outra iniciativa para inovação corporativa chamada Futurize.

2021 - 2023

Colisões serve de metodologia base para treinamentos

A Vortex.Ventures continua crescendo e os sócios participam de várias iniciativas voluntárias como mentores, avaliadores e jurados.

 

Em 2023, Vinny Machado começa a trabalhar com Nanda Corecha, em paralelo, na Skin Innovation. Eles já se conheciam do ecossistema de Startups, mas nunca tinham passado tanto tempo juntos trabalhando no mesmo projeto.

 

No final do ano, Vinny Machado decide voltar seu foco pessoal para educação empreendedora e é apoiado por seus sócios da Vortex.Ventures.

2024

Ressurgimento da Kolaborativa

A Kolaborativa começa seu ressurgimento, focando  em ajudar qualquer pessoa que queria empreender e aprender metodologias usadas no mundo das startups, mesmo sem necessariamente querer criar uma.

Vinny Machado se junta a Nanda Corecha e passam a tocar a nova visão da iniciativa como um negócio social. A Vortex.Ventures apoia a iniciativa e a Kolaborativa também recebe o apadrinhamento de amigos do ecossistema como Laura Gurgel, Gabriel Fernando, Ed Lobo e Lê Fernandes.

Time

bottom of page